quinta-feira, 26 de março de 2009

[Espanha] Anarquistas saqueiam um supermercado em Santiago de Compostela



Na manhã desta terça-feira (24), um grupo formado por uma dúzia de anarquistas saqueou um supermercado da rede GADIS, situado no Campus Norte, na cidade de Santiago de Compostela. O grupo encheu cerca de uma dúzia de cestas de compra de numerosos produtos e marcharam sem pagar; em seguida repartiram os objetos expropriados entre as pessoas que se encontravam nas imediações daquele estabelecimento comercial.

Segundo o grupo, “estas expropriações de produtos de primeiras necessidades têm como fim espalhar este tipo de ação entre a população, demonstrando que o “roubo” é fácil, divertido e conseqüente, como formas de lutas anticapitalistas”.

"Com essa ação também queremos questionar a mera existência da propriedade privada da forma mais coerente que conhecemos, ou seja, expropriando e saindo pela porta sem pagar e distribuindo para quem queira”, explicam.

Abaixo a sociedade espetáculo-mercantil!

Anarquistas culpáveis de solidariedade!

agência de notícias anarquistas

sexta-feira, 20 de março de 2009

Mais Uma Semana Agitada Na Grécia

[A seguir notas breves de algumas atividades na Grécia que aconteceram durante a última semana.]

Protesto em frente da prisão de menores de Avlona
Após o assassinato de Alexis Grigoropoulos pela polícia em 6 de dezembro de 2008, milhares de homens e mulheres de todas as idades, locais, migrantes e imigrantes, se encontraram e se rebelaram nas ruas contra o Estado, o capital e todas as formas de opressão. Centenas de pessoas foram presas e processadas, e dezenas ainda continuam reclusas. Especificamente, 4 menores estão detidos na prisão de menores de Avlona. E neste sábado (14), mais de mil manifestantes, muitos anarquistas, organizaram uma passeata desde a praça central de Avlona até a prisão de menores, num ato pela libertação de todos os detidos.

Fotos: http://athens.indymedia.org/front.php3?lang=el&article_id=1003754 e http://athens.indymedia.org/front.php3?lang=el&article_id=1004039


Distúrbios no centro de Atenas e Tessalônica
Na manhã de sexta-feira (13), aconteceu uma série de distúrbios em Atenas e Tessalônica, relacionados com o próximo julgamento do anarquista Yorgos Voutsis Vogiatsis, que está preso sob a acusação de ter assalto um banco. Em Atenas, o centro da elegante área do mercado, na zona residencial de Kolonaki, foi atacado por manifestantes que vandalizaram dezenas de estabelecimentos comerciais caros, carros de luxo e bancos. O parlamento grego também foi atacado com pedras e cocktail molotov. Segundo a imprensa grega, estes foram os ataques mais graves na capital do país desde a insurgência de dezembro de 2008, com praticamente toda a zona comercial de Kolonaki vandalizada. Em Tessalônica, ao mesmo tempo, manifestantes em solidariedade com o anarquista Yorgos causaram danos em vários bancos no centro da cidade.

Confronto entre estudantes e a polícia
Pela manhã da sexta-feira (13), aconteceram enfrentamentos entre estudantes e a polícia antidisturbios na cidade de Patras, quando os manifestantes tentaram entrar no hotel aonde o Ministro de Educação devia participar de uma reunião com os reitores das universidades de todo o país sobre a reforma educativa.

Estações de metrô são ocupadas
Em Atenas, sexta-feira (13), seis estações de metrô foram ocupadas simultaneamente (Egaleo, Ayios Antonios, Daphnia, Nea Ionia, Tavros, Monastiraki). Cerca de 200 pessoas participaram da ação. O ato foi realizado por diversas Assembléias Populares de bairros atenienses, como Filadélfia, Petralona, Peristeri e Brajami, Centros Ocupados e a Assembléia de Solidariedade com K. Kuneva. No protesto os participantes tomaram o sistema de som das estações e liberaram as catracas, facilitando assim a entrada gratuita das pessoas ao metrô. Em todas as estações ocupadas foram distribuídos mais de treze mil panfletos durante duas horas, o período que durou a ocupação.

Nazis e antifascistas se enfrentam
Na quinta-feira (12), pela manhã, houve enfrentamentos entre neonazis e antifascistas fora do Tribunal Superior de Atenas, logo após o fim do julgamento de Antonis Androutsopoulos, o “Periandros”, ex-deputado da Xrisi Avgi (uma organização de extrema-direita da Grécia), e líder de batalhões de combate na década de 90. Após os confrontos, antifascistas ainda realizaram uma manifestação pela absolvição do acusado em outros dois cargos por homicídio e pela redução de sua condenação há nove anos pela tentativa de assassinato contra um estudante de esquerda em 1998. O protesto seguiu ate o centro de Atenas, aos gritos de “o povo não se esquece, que se danem os fascistas” e “televisão, polícias e neonazis, toda esta merda trabalha junta”. No mesmo dia, à tarde, uma marcha foi realizada nas ruas de Loannina, para protestar contra o ataque fascista contra um Centro Social de imigrantes há algumas semanas atrás.

Manifestação é reprimida
Aconteceu na quarta-feira (11), do lado de fora da Faculdade de Direito, em Atenas, uma manifestação em solidariedade com os insurretos detidos em dezembro de 2008. O protesto foi reprimido pelas forças da ordem com gás lacrimogêneo, que culminou em enfrentamentos entre manifestantes e a polícia, um policial resultou ferido.

Hospital é ocupado
Na segunda-feira (9), à tarde, integrantes da Assembléia Aberta pela Saúde ocuparam durante quatro horas os caixas do Hospital da Cruz Vermelha de Atenas, exigindo que o atendimento médico fosse gratuito para todos. Esta é a continuação de uma forma de luta contra a mercantilização do atendimento da saúde que se estendeu pela Grécia depois da sublevação de dezembro de 2008.



agência de notícias anarquistas-ana

quinta-feira, 5 de março de 2009

[ Grécia] Manifestantes incendeiam trem em Atenas




Na última série de ataques na Grécia, manifestantes atearam fogo a um trem local num elegante bairro de Atenas, destruindo três dos seis vagões, na última segunda-feira (1).

O/as manifestantes, que usavam máscaras de carnaval e gritavam lemas anarquistas, atiraram bombas incendiárias no trem da ISAP (Ferrovia Elétrica Atenas-Pireu) quando este chegou no terminal em Kifisia, um rico bairro da capital grega.

Os poucos passageiros que estavam no terminal fugiram da estação em pânico. Ninguém foi ferido na ofensiva.

A Grécia está sendo tomada por um espiral de revoltas durante os últimos meses. Nas últimas semanas, manifestantes não-identificados feriram um oficial da polícia e atacaram uma delegacia. Pequenos grupos anarquistas lançam bombas incendiárias em carros de luxo, concessionárias de automóveis, agências bancárias, edifícios do governo, dentre outros alvos, quase que diariamente.

No dia 18 de fevereiro, uma quarta-feira, encapuzados tentaram explodir um carro bomba na sede do Citibank na Grécia, em Atenas. Menos de 24 horas antes, dois homens em uma moto haviam atirado contra a sede de uma emissora privada de TV, jogando uma bomba que também acabou não explodindo. Logo depois um grupo soltou um comunicado avisando aos jornalistas em geral que eles estão em sua mira, porque "representam um sistema corrupto".

Semana retrasada, um grupo de 100 encapuzados, à noite, atacou as instalações do jornal conservador “Apogevmatini”, com pedras e bombas incendiárias, causando severos danos às instalações do jornal. O grupo também atacou uma dezena de automóveis que estavam estacionados naquele local. Dois foram totalmente queimados.


Tradução > Marcelo Yokoi

agência de notícias anarquistas-ana

segunda-feira, 2 de março de 2009

[Grécia] Sabotagem contra vídeovigilância e sistemas de controle social

[O sistema de vídeovigilância se expande em diversas partes do mundo, e é cada vez mais comum o olhar vigilante do Estado através dessa tecnologia, invadindo e controlando nossa privacidade, nossos passos. Contudo, diferentemente do Brasil, na Grécia, há uma reação de uma parcela da sociedade contra essa superexposição dos cidadãos aos sistemas de vigilância.]

Em Atenas, nesta última quinta-feira (25), às 8 horas da manhã, uma câmera de vigilância, da empresa Apokathilose foi derrubada com poste e tudo, no cruzamento das ruas Max Alexander com Paraskeyopoyloy, e em seguida foi aberta e incendiada a caixa de controle.

Após a ação foram lançados folhetos incitando a população para que realizem ações semelhantes.

Sabotagem aos sistemas de controle social!

Todos nossos movimentos gravados!

Tempo de ver as câmeras queimadas!


agência de notícias anarquistas-ana