quinta-feira, 5 de março de 2009

[ Grécia] Manifestantes incendeiam trem em Atenas




Na última série de ataques na Grécia, manifestantes atearam fogo a um trem local num elegante bairro de Atenas, destruindo três dos seis vagões, na última segunda-feira (1).

O/as manifestantes, que usavam máscaras de carnaval e gritavam lemas anarquistas, atiraram bombas incendiárias no trem da ISAP (Ferrovia Elétrica Atenas-Pireu) quando este chegou no terminal em Kifisia, um rico bairro da capital grega.

Os poucos passageiros que estavam no terminal fugiram da estação em pânico. Ninguém foi ferido na ofensiva.

A Grécia está sendo tomada por um espiral de revoltas durante os últimos meses. Nas últimas semanas, manifestantes não-identificados feriram um oficial da polícia e atacaram uma delegacia. Pequenos grupos anarquistas lançam bombas incendiárias em carros de luxo, concessionárias de automóveis, agências bancárias, edifícios do governo, dentre outros alvos, quase que diariamente.

No dia 18 de fevereiro, uma quarta-feira, encapuzados tentaram explodir um carro bomba na sede do Citibank na Grécia, em Atenas. Menos de 24 horas antes, dois homens em uma moto haviam atirado contra a sede de uma emissora privada de TV, jogando uma bomba que também acabou não explodindo. Logo depois um grupo soltou um comunicado avisando aos jornalistas em geral que eles estão em sua mira, porque "representam um sistema corrupto".

Semana retrasada, um grupo de 100 encapuzados, à noite, atacou as instalações do jornal conservador “Apogevmatini”, com pedras e bombas incendiárias, causando severos danos às instalações do jornal. O grupo também atacou uma dezena de automóveis que estavam estacionados naquele local. Dois foram totalmente queimados.


Tradução > Marcelo Yokoi

agência de notícias anarquistas-ana

3 comentários:

  1. Queimar trem é de uma estupidez...

    ResponderExcluir
  2. exatamente, se vc quer manter o Sistemão funcionano, sim, é uma estupidez!

    agora, se vc quer colocá-lo abaixo, não!!

    ResponderExcluir
  3. .... sempre é uma estupidez
    Habub

    ResponderExcluir