quarta-feira, 15 de julho de 2009

Pelo Caos (paz) em todo mundo



O relógio do edifício marcava 12:45 horas e eu estava no banho de sol (horário do almoço) em pleno viaduto do chá (SP); o garoto (negro desde nascência escuro de sol como o som dos racionais) caminhava com seus trapos de coberta suja na minha direção, fitava um olhar de ódio a todos, e eu sentado em cima do parapeito do viaduto senti daquele olhar uma ameaça. O medo surgia apartir do momento de que faziam 16 graus em sp e ele estava de bermuda descalço e com trapos de coberta suja sob os ombros para se aquecer, e eu estava com um pacote de bolacha, trocados no bolso, e bem aquecido.
Pensei em alguns instantes que ele por qualquer motivo poderia me empurrar do beiral do viaduto, achei até que ele tinha motivos, achei que não tinha nada a perder a me tacar no vale do anhagabaú.

Com o passar do medo, tive uma conclusão!

Enquanto pessoas estiverem sujeitas a miséria, aqueles que dizem estar fora dessa zona de risco se sentirão desprotegidas.
Enquanto uns conhecem a fome outros desconhecem a "Paz".

Por isso acho que, quem realmente quer se opor as rédias do capital deve quebrar os espectros da "paz" , deve opor-se a ela também, encará-la como um instrumento, uma espécie de remédio jogado 'guela' abaixo pela máquina, afim de nos domar, domesticar nossos mais fieis sentimentos de mudança, sabendo que não havendo cessão por um dos lados o conflito será inevitável.

(esse não é um blog pessoal desculpa ai !)

Ao som de samba, acredito eu.

7 comentários:

  1. se me permite umas intervenções:

    ENQUANTO UNS CONHECEM A FOME
    OUTROS INVENTAM DESEJOS

    ENQUANTO UNS ARRASTAM O INFERNO
    OUTROS SE APRISIONAM NO CÉU

    CARA E COROA
    UMA MOEDA
    DOIS VALORES

    CONFLITO INEVITÁVEL
    E PAZ DESNECESSÁRIA.

    ACHO QUE SUA CRÔNICA ( POSSO USAR ESTE TERMO?)
    FOI ALÉM DO CAMPO PESSOAL.
    E SIM UMA OBSERVAÇÃO MUITO PERTINENTE.
    ISSO ACONTECE TODOS OS DIAS , NÃO É NOVIDADE, MAS O PONTO , É QUE O FATO DE VOCÊ TER UM SENSO CRITICO E NÃO COMUM, LEVA A ESTA REFLEXÃO, QUE É FODA E ACABA CRIANDO UM CONFLITO: EU TAMBÉM ESTOU ARRASTANDO O INFERNO COMO ESTE CARA, ESTAMOS DO MESMO LADO E PARECE QUE SOMOS O OPOSTO, O PIOR É QUE A MAIORIA DAS PESSOAS ACHAM QUE ESTÃO NO CÉU (OU APRISIONADAS NELE)E NESTE CASO NÃO HÁ O CONFLITO DE CONSCIENCIA E SIM O FALSO SENTIMENTO DE PAZ( QUE VEM DEPOIS DO MEDO)QUE É ENCONTRADO QUE É ENCONTRADO NOS BENS DE CONSUMO, NOS CONDOMINIOS (OS DE POBRES NÃO OS DE RICOS)E POR AÍ VAI...
    ABRAÇO

    ResponderExcluir
  2. Você percebeu algo verdadeiro, o medo que surge por parte dos que tem algo a perder, em relação aos que não tem nada a perder.

    Mas a conclusão está incompleta. Claro que essa paz é falsa. Mas o que colocar no lugar dela? Simplesmente guerra? Desespero? Neurose?

    ResponderExcluir
  3. hei pão... o inferno de DANTE é um Paraíso!

    ResponderExcluir
  4. e eu concordo com o janos... o texto está incompleto... escreve a segunda parte rsrrsrsrs!

    ResponderExcluir
  5. Não irei escrever !
    Não tenho soluções exatas sou muito imbecil (mas posso tambem dizer que sou inexperiente ou novo) e posso estar agora pensando em algo que não possa fazer sentido depois; vlw quem leu !

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, belas palavras que expressaram uma realidade, cujo o homem em sua maioria não descobriu ainda, previlegiado você de ter descoberto tal ato, que muitos não se cansam de cometer.

    ResponderExcluir